Usando modelos de currículos do Word 2010.

Um currículo nos dias de hoje é um documento fundamental para encontrar e principalmente conseguir um emprego, pois é aí que regista a experiência profissional obtida até ao momento. O Word 2010 tem tudo o que precisa para fazer um currículo, seja através de um modelo predefinido ou a partir de um documento em branco. Se não tem ideia de como fazer um currículo a partir do zero, aconselhamos que escolha um template e o altere à sua medida. Na realidade irá poupar bastante tempo se o fizer.


COMO COMEÇAR

Para começar a fazer o seu currículo basta abrir um documento do Word, ir até ao separador Ficheiro e clicar na opção Novo. Como pode ver estão vários modelos à sua disposição, escolha o que diz Currículos.


Por onde começar

Irá surgir uma nova janela com categorias dos vários modelos de currículos:


Modelos de currículos

OS MODELOS EXISTENTES


Aí encontra 3 categorias diferentes: Básico, Específico de Cargo e Específico de Situação. Na primeira opção tem vários modelos à escolha que servem para praticamente todo o tipo de empregos:


Modelo de currículos disponíveis

Antes de enviar o currículo, revisar, datar e pedir alguém para fazer o mesmo, pois qualquer erro compromete a imagem do(a) profissional.


Como pode ver existem os mais elaborados, designs e cores e os mais simples, apenas texto sem qualquer elemento decorativo. Em Currículos Específicos para Cargo, existem apenas dois modelos: o modelo para engenheiro informático e o modelo para gestor de vendas. Estes modelos podem ajudá-lo, caso procure emprego nestas profissões específicas, mas não se sinta obrigado a escolher o modelo que corresponde à sua profissão.


Por fim tem ainda modelos de currículos Específicos de Situação, onde só nos é apresentado um modelo. Este é mais de estilo académico, onde toda a formação, prémios e publicações são colocadas no currículo. Por exemplo para enviar para uma candidatura para uma bolsa.


Escolha entre estas três categorias o modelo e clique em Transferir. A título de exemplo optamos por um modelo simples.


DICAS PARA PREENCHER O CURRÍCULO

  • Como pode ver existem vários modelos à disposição. A escolha deste vai depender da profissão a que se candidata, pois se for para designer por exemplo, um modelo com alguma cor, ou motivos chama a atenção, mas se for para um emprego simples, onde a informação tem que ser imediata, sem dúvida, que o melhor será um currículo o mais simples possível. Se tem dúvidas, opte sempre pelo modelo mais básico e direto, como o que escolhemos.
  • É essencial que os seus dados estejam em destaque, assim como a sua fotografia, se esta for necessária. Dependendo do cargo a que se candidata, a experiência ou o objetivo da candidatura devem estar também em destaque.
  • Parta sempre da experiência mais recente para a mais antiga. Se tem muita experiência profissional, coloque só a que se adapta à candidatura de emprego, ou omita as de menos duração ou de menor importância. É essencial que o seu currículo não tenha mais de duas páginas, ou mais de quatro no caso de currículos que visam focar a experiência académica, como publicações, idas a conferências, etc.
  • Quando mais direto melhor, aumente a fonte na experiências que quer realçar por exemplo, a fim de chamar a atenção do potencial empregador. O exemplo mostrado tem um campo para objetivos. Pode ser uma boa forma de captar atenção de quem lê o seu currículo. Inove mas seja objetivo.
    • Fonte: poweruser.aeiou.p

Comentários